quarta-feira, 13 de maio de 2009

E em Santa-Catarina nada acontece...nada!

Hoje dia 13 de Maio de 2009, dia de Nossa senhora de Fátima, há festa rija em Santa Catarina. Comemora-se também o oitavo aniversário da elevação da Vila de Assomada à categoria de Cidade.

Lembro-me de ainda criança, mesmo assim um apaixonado pelos debates no Parlamento cabo-verdiano, dizia, lembro-me do único Deputado do PAICV eleito pelo Círculo eleitoral de Santa-Catarina na década de 90, o Dr. José Maria Neves , num total de sete mandatos atribuidos ao Concelho propôr ao Parlamento a elevação da vila de Assomada à categoria de cidade. José Maria Neves argumentara que a vila de Assomada já reunia as condições para ser uma Cidade no contexto cabo-verdiano e que tal graduação era um elemento indutor do desenvolvimento do Concelho, e pedira aos outros seis homólogos do MPD o apoio e o voto deles para levar avante o referido projecto, também um anseio dos Santa-Catarinenses.

Na altura o Deputado do MPD André Afonso, eleito pelo mesmo Círculo dissera ao actual Primeiro Ministro que era preferível ele cantar aquela música de Roberto Carlos que diz " estou sozinho" porque eles deputados do MPD não estavam com ele e por conseguinte não votavam com ele.
José Maria Neves retorquira que prefreria cantar a música de Kaká Barbosa que diz " Santa katrina kem ki dábu es kastigu", o castigo de ter deputados como o André Afonso.
Assomada só foi elevado à categoria de Cidade quando José Maria Neves que "Por Amor a Santa-Catarina" fora eleito Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina em 2000, chegou a Primeiro Ministro de Cabo-Verde em 2001 " Por Amor à Terra", exprimindo o amor a Santa Catarina no amor a Cabo-Verde.
Volvido quase um ano da tomada de posse da actual equipa de Francisco Tavares, em Santa-Catarina nada acontece. Continua a mesma vidinha política de sempre, com as mesmas questiúnculas e politiquices.
Temos um Presidente de Câmara que deslumbrado pelo facto de ter vencido as eleições em terras de Zé Maria outra coisa não faz do que alimentar polémicas com o Governo tentando passar a ideia de que o Governo não faz nada para Santa-Catarina.
O mais gritante é a falta de visão estratégica para o Concelho. Que Santa Catarina para daqui a 10 ou 20 anos? A actual equipa camarária não tem resposta a essa questão. Faz-se o empedramento de uma estrada aqui, a abertura de um caminho acolá, engana-se umas pessoas com umas pequenas ofertas e lá se vai caminhando para o fim do mandato.
Passa-se um mandato inteiro com discursos de corrupção praticada pela anterior equipa, pelo discurso do cofre vazio etc.
O ponto alto de todos os mandatos são as festas de Nha Santa Katrina no dia 25 de Novembro e de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de Maio. Nesses dias fazem-se festas de arromba, com gasto de milhares de contos. Eu acho justo que se deva comemorar a Santa Padoreira e o dia da Cidade com pompa e circunstância, até porque 25 de Novembro é dia do meu aniversário. Mas é preciso apresentar muito mais.
No texto que escrevi em Março de 2008, antes das últimas eleições autárquicas eu defendi que Santa Catarina precisava de um grande Líder, uma pessoa que fosse capaz de defender os interesses do Concelho com garra e competência. Não me parece ser o caso do actual Edil, uma pessoa que já provou ter um verbo muito fraco tanto em termos de conteúdo e pior ainda em termos de dicção.
O caso de Santa-Catarina é apenas um exemplo da pobreza que temos em Cabo-Verde em termos de Poder Local. Creio que existem equipas fraquíssimas a nível local, um terreno propenso à multiplicação de casos de corrupção e favorecimentos, mormente em assuntos de empreitadas de obras e venda de terrenos.
Santa Catarina, um dos Concelhos com mais potencialidades em Cabo-verde, merece muito mais.

3 comentários:

Helena Fontes disse...

Gostei desta parte inicial, e emocionou-me por saber que existem jovens como tu, mais novos que a nossa Independência, que possuem algo extremamente importante, para aquilatarmos os políticos lá da Terra, a saber: a memória. É importante para mim avaliar o percurso das pessoas e dos nossos dirigentes pelos actos e pelas obras deixadas (as boas e as más). É pelas acções que podemos avaliar e ajuizar os homens e as mulheres, e não pelo que parecem ser ou dizem que são.
Bali
Afinal nem toda a geração "Praia-FM" está perdida e apática a Cabo Verde e ao mundo.
Amei

Leta

Anónimo disse...

De desastre em desastre lá segue Santa Catarina o seu caminho.

É uma pena.

Anónimo disse...

tu falas, falas, falas, falas bem, mas, como sei que ainda há coisas que nem sabes, que eu é que sei porque regressei do exílio, eu digo-te:

sabes quanto é que o Tito paris recebeu de cachet para dar um concerto na Praça de Assomada, para um público que não compareceu porque não se identifia com as músicas de Tito Paris? sabes? sabes? 30 mil euros.

Sabes quantas pessoas da comitiva de Tito Paris receberam passagem Lisboa/Praia/Lisboa para dar esse concerto? sabes? sabes? - 28 Pessoas.

sabes quem custeou a montagem dos palcos e sons para que tito Paris actuasse e Santa Catarina? sabes, sabes? - Câmara Municipal de Santa Catarina

sabes quem custeou a estadia de parte da comitiva de tito paris porque veio actuar em Assomada? sabes? Sabes? Câmara Municipal de Santa Catarina

mas não sabes que foi com essa mesma passagem Lisboa/Praia/Lisboa que Tito Paris e a sua comitiva aproveitou para actuar no festival da Gamboa, isso aposto que não sabias que foi à custa do dinheiro que devia ser aplicado em Santa Catarina

também ainda nem sabes que a câmara não fez nem estradas nem caminhos, nem riscas de passagem em Santa Catarina, eles que me desmintam.

Tambem nem sabes que Francisco Tavares tem quase toda a sua familia a trabalhar na câmara como autênticos espiões e informadores, não sabes, ai isso aposto que não sabias.

também não sabes que já começaram a abandona-lo, os que prestam, estão a abandonar o barco, todos eles, directores, vereadores, e só vem ficando a escória, e ele ainda nem se apercebeu.

mas, tb, como não sei se vais publicar isto, vou parar por aqui, mas tenho documentos que provam tudo o que eu disse. o cachet de tito, o alojamento, as viagens, tudo. é só pedir.
advinha quem, quem, quem é amigo quem???