segunda-feira, 23 de março de 2009

Bolg Joint: O aproveitamento dos espaços públicos

Não tenho muita coisa a dizer em relação a este importante tema proposto pelo colega Ronny Moreira.
Pertencemos a um País onde ainda não há muita sensibilidade em relação ao que é bem público.
Escolas destruídas, portas arrombadas, paragens de autocarros destruídas, materiais diversos utilizados em benefício privado, são práticas amiúdes na nossa sociedade.
Precisamos trabalhar no sentido de incutir nas pessoas as boas práticas relacionadas com a utilização dos bens públicos tão necessários ao nosso progresso. É o tão almejado desenvolvimento do nosso Capital Social, tão ou mais importante que o Capital Físico ou Capital Humano para o nosso crescimento e desenvolvimento.
Os espaços públicos, como escolas, centros juvenis, cinemas entre outros devem ser protegidos e utilizados a bem da comunidade.
Cabo-Verde como um País pobre que faz um grande esforço na mobilização de recursos para a criação dessas infraestruturas que são indispensáveis ao seu desenvolvimento não se pode dar ao luxo de ver esses mesmos espaços a degradarem-se ou a serem degradados na mesma velocidade com que conhecem a luz do dia.
O associativismo juvenil pode desempenhar um papel fundamental na promoção de actividades que permitam um aproveitamento adequado desses espaços. Mas também tem um papel importante na sua preservação através da criação de programas de recuperação de espaços públicos.
As associações juvenis podem ser um importante parceiro dos poderes públicos na prossecução de objectivos de melhor gestão, de recuperação e de preservação dos espaços públicos.

0 comentários: